Lei Maria da Penha - arte e luta
(Essa bandeira foi criada e trabalhada pela minha filha ,Emily, na sua campanha pela eleição do CA da Faculdade de Hisitória da Universidade Federal da Bahia)
Boa noite
sei que estou sumida,mas aos poucos volto e vou contando tudo o que me aconteceu.
de bom memso,memso,é que estou aqui.Viva e sonhando,como sempre.
Aliás,sonhando mais.
Eu tenho medo de sonhar,é verdade.Mas a vida nos ensina que esse é um dos nossos direitos,mas vmos apanhando tanto que não parece permitidoa todos.
tenho que vencer esse medo,euquesou tão lutadora.Tão disposta a enfrentar tudo,sou no fundo "quem sabe,uma garotinha....chorando pelos cantos por ser uma menina má."
Um dos meus sonhos,uma das minha sprincipais bandeiras ,é ver a mulher ser mais respeitada.
Por isso luto e tenho enfrentado situações tandto como defensora,como vítima.
As mulheres em geral,já ouviram várias vezes falar na Lei Maria da Penha.
Pelo meu trabalho na luta pela promulgação e divulgação dessa lei,uma coisa que posso sentir é que as mulheres tem medo .Mas não é ,como alguns pensam,por covardia não.
Nós sentemimos medo da revanche,da vingança e do assédio moral que a própria polícia,os homens todos e a (in)justiça, nos impõem a cada vez que tentamos buscar nossos direitos .
Pode ser que você,amiga,pense,que só as mulheres pobres sofrem esse tipo de problema,mas não é.Todas nós,independente de cor,posição social,profissão,religião,nacionalidade ou seja lá em que âmbito nos coloquemos,somos várias vezes atacadas.
A violência ás vezes é sutil, as vezes vem em forma de piadas,gracejos,ou até mesmo de cantadas amorosas,quando nãos sexualmente explícitas.Muitas vezes ocorrem também pela ridicularização da situação em que estamos envolvidas eou d areação que temos contra a injustiça.
Nesse mundo sempre dominado pelos machos da espécie,mulher que reage contra essa injustiça é louca, ridícula,chata,carente,ou está de tpm ou até reclama por falta de um macho para lhe realizar os desejos.
Poucas vezes na vida,vi pessoas se reunirem para apoiar e defender a mulher numa situação desse tipo,ao contrário,as pessoas parecem espectadoras de uma cena de teatro da qual nunca serão protagonistas e até riem da "maluca".
O que poucos sabem, é que violência não é só agressão física.Todos esses atos citados acima,podem ser considerados assédio moral.São atos que constrangem,envergonham, diminuem a auto-estima d amulher e se trata da arma mais comum usada ao longo de milênios para nos calar,nos dominar e nos cofinar em uma rede chamada de proteção,mas que na verdade tratou-se e ainda se constitue na mais típica escravidão.
Pois assédio moral é crime.Pasível de prisão como a agressão física e quem de nós nunca sofreu,calada,na maioria das vezes,esse tipo de assédio?
Links para saber melhor sobre a lei:
http://www.ubmitabuna.blogspot.com/?zx=9c5ddf15495343f9http://
www.contee.org.br/secretarias/etnia/materia_23.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Maria_da_Penha
0 nhận xét :
Đăng nhận xét